CONCEPÇÃO FILOSÓFICA DO PET
A constituição de um grupo de alunos vinculados ao curso de graduação desenvolvendo ação de ensino, pesquisa e extensão, sob orientação de um professor tutor visa oportunizar aos estudantes participantes, a possibilidade de ampliar a gama de experiências em sua formação acadêmica e cidadã. Assim, o programa de educação tutorial objetiva complementar a perspectiva convencional de educação escolar baseada, em geral, em um conjunto qualitativamente limitado de constituintes curriculares
Um grupo tutorial se caracteriza pela presença de um tutor com a missão de estimular a aprendizagem ativa dos seus membros, através de vivencias, reflexões e discussões, em um clima de informalidade cooperação.
O PET desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão de maneira articulada, permitindo uma formação global, tanto do aluno bolsista, quanto dos demais alunos do curso de graduação.
A ação em grupo e a dedicação ao curso permite desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, facilitando a compreensão das características dinâmicas individuais, bem como percepção da responsabilidade coletiva e do compromisso social.
Dentro do programa a IES é responsável por dar suporte administrativo aos grupos, desenvolvendo o acompanhamento institucional do programa e contribui para o aumento significativo acadêmico-pedagógico de suas atividades, garantindo a autonomia dos grupos.
O PET é um programa de longo prazo que visa realizar, dentro das universidades brasileira um modelo de indissociabilidade de ensino, pesquisa e extenção. Assim, além de um incentivo à melhoria da graduação o PET pretende estimular a criação de um modelo pedagógico para a universidade, de acordo com os princípios estabelecidos na constituição brasileira e na lei de diretrizes de bases de educação (LDB).